
O irmão do rei Willem-Alexander dos Países Baixos morreu depois de ter estado um ano e meio em coma, na sequência de um grave acidente enquanto esquiava em Lech, na Áustria. O dia 17 de fevereiro de 2012 revelou-se fatídico para o filho da princesa Beatrix [rainha mãe dos Países Baixos] e do príncipe ao tomar a decisão de ir esquiar, apesar do elevado perigo de avalanche que existia nesse dia. Com ele estava um amigo de infância, Florian Moosbrugger.
Em julho de 2013, depois de mais de um ano a lutar pela vida, deixou o hospital na capital inglesa para onde tinha sido transferido depois dos primeiros cuidados prestados na Áustria e foi levado para o palácio de Huis ten Bosch, em Haia, onde viria a morrer a 12 de agosto. Inconsolável ficou toda a família real, mas em particular a sua mulher, a princesa Mabel, e as duas filhas do casal, as condessas Luana e Zaria.
Desde a morte do marido, a princesa Mabel optou por viver mais recatada e fora das luzes da ribalta. Leva uma vida extremamente privilegiada, mas muito tranquila. Volta agora para assinalar uma data importante. Friso e Mabel festejariam este mês o 20.º aniversário do seu casamento. Com um rasgado sorriso no rosto recordou o falcido marido e o dia em que fizeram juras de amor.
O vestido de noiva, desenhado pela dupla de criadores Viktor&Rolf, está em exibição em Munique, na Alemanha, numa exposição dedicada aos dois designers holandeses. Mabel esteve na abertura e assegurou: "Mesmo 20 anos depois, ainda é fantástico ver este vestido – é muito emocionante", disse ela à 'Vogue' holandesa.