
O presidente Francês apanhou um valente susto enquanto discursava em Villognon. As consequências poderiam ter sido bem mais graves e a vida do próprio François Hollande esteve em perigo. Enquanto o presidente discursava durante a inauguração da linha de grande velocidade (LGV) ouviu-se um tiro que fez Hollande reagir de imediato. O presidente francês interrompeu o discurso comentando: "Espero que não tenha sido nada de grave".
O tiro foi resultado de um disparo acidental de um sniper – atirador especial –, do pelotão de proteção da Polícia de Poitiers, que se encontrava posicionado no telhado a proteger o local onde decorreu a cerimónia. O tiro acidental deveu-se à patilha de segurança da arma estar mal encaixada.
O resultado foram dois feridos: um empregado do hotel do grupo Arom Lacoste Traiteur e um funcionário da sociedade Mesea, empresa responsável pela manutenção e exploração da LGV. O empregado do hotel foi ferido numa perna e funcionário da Mesea, um jovem com apenas de 20 anos de idade, foi atingido num pé.
Depois de terminar o discurso, o presidente francês, François Hollande foi falar com os feridos para se inteirar da gravidade da situação.
Numa época em que a França se encontra em alerta devido ao risco de atentados terroristas, o presidente viveu um momento de grande ansiedade e perigo mas conseguiu manter o sangue frio e levar o ato oficial até ao final.