
A infanta Elena é, diz-se, entre os três filhos de Juan Carlos aquela que é mais parecida com ele. Embora aparentemente amável é muito conservadora, rigorosa quanto à etiqueta e protocolo e tradicionalista. Talvez por isso, a primogénita dos reis eméritos não apreciava o contacto mais estreito com a família da cunhada, a rainha Letizia.
A falta de modos à mesa dos Rocasolano/ Ortiz deixaria Elena sempre com os cabelos em pé e visivelmente horrorizada. A postura da infanta em relação perante os seus familiares acabou por agudizar ainda mais a distância entre as cunhadas. Letizia nunca gostou do desprezo da irmã mais velha de Felipe VI com aqueles que ela considera não estarem ao seu nível.
Elena chegou mesmo a recusar-se a partilhar mesa com a família da antiga jornalista da TVE. É evidente que isso não agradou nada a Letizia que se sentiu humilhada e afrontada pela cunhada. Por isso, à primeira oportunidade não hesitou em vingar-se de Elena e, sobretudo, dos filhos desta, Froilán e Victoria Federica.