
Desde a morte duque de Edimburgo que a rainha se recolheu no Castelo de Windsor [tendo ponderado até fazer dele a sua residência oficial e deixando definitivamente o Palácio de Buckingham, em Londres]. Após as cerimónias fúnebres, Isabel II só foi avistada em público uma única vez.
Mas ontem, 11 de maio, a monarca assumiu uma das suas funções mais importantes e presidiu à cerimónia de abertura do parlamento britânico, onde chegou acompanhada pelo filho e herdeiro do trono, o príncipe Carlos e pela mulher deste, Camilla Parker Bowles.
Aos 95 anos, Isabel II apresentou-se num bonito mas inesperado look lavanda, tendo deixado a coroa imperial e o manto no palácio. Quebrou, por isso, uma tradição antiga, pois os reis de Inglaterra sempre estiveram na abertura do parlamento "vestidos a rigor".
Segundo explicações oficiais, a rainha abdicou desta tradição devido às novas diretrizes contra a covid-19. Mas ainda há um outro motivo para a rainha não ter usado a sua coroa. Trata-se de um objeto muito pesado para a idade avançada de Isabel II.
Adornada com mais de 3 mil pedras preciosas, incluindo 2 mil diamantes, a coroa pesa mais de 1,20 kg. Tendo em conta que o seu discurso nesta cerimónia durou cerca de 10 minutos, é fácil de perceber que se trata de muito tempo para a rainha suportar tanto peso.
Segundo o 'L'Express' a coroa de Isabel II tem um valor estimado de quase 4 milhões de euros, é o símbolo supremo da monarquia. Ela só é vista publicamente durante a abertura oficial do Parlamento e só pode ser tocada pela rainha, pelo arcebispo de Canterbury e epelo joalheiro real. A última vez que a monarca a usou foi em 2015.