
Foi outrora uma cara incontornável do cinema ‘mainstream’, tendo inclusive chegado a ser o ator mais bem pago do mundo em 2012, graças ao êxito de filmes como os da série 'O Pirata das Caraíbas', 'Charlie e a Fábrica de Chocolate' ou 'Eduardo Mãos de Tesoura', mas agora tudo mudou para Johnny Depp. Aos 58 anos, o norte-americano está a acusar Hollywood de o ter como alvo de um "boicote", pelo seu novo filme ainda não ter estreado nos cinemas dos Estados Unidos.
‘Minamata’ – sobre um fotógrafo de guerra norte-americano em 1971, interpretado por Depp, que viaja até Minamata, no Japão, para documentar os efeitos do envenenamento por mercúrio na população da cidade – ainda não estreou nos Estados Unidos, após ter sido mostrado pela primeira vez no Festival de Berlim em fevereiro de 2020, pela MGM ter alegadamente ‘enterrado’ o filme.
Aliás, Depp já havia sido afastado de vários projetos devido à sua derrota em tribunal contra o tabloide britânico ‘The Sun’, que o descreveu como ‘wife beater’ – algo como ‘agressor de mulheres’, em português - por se ter decidido pela existência de provas que indicavam que o ator havia efetivamente agredido a ex-mulher, Amber Heard, que foi testemunha do ‘The Sun’ no caso. No entanto, é importante recordar que Amber Heard também está acusada por Depp de violência doméstica, com o encontro a tribunal a estar marcado para 2022, continuando a atriz a figurar em filmes, nomeadamente os do Universo DC, como 'A Liga da Justiça de Zack Snyder', deste ano.
Ao ‘Sunday Times’, o natural do estado de Kentucky, afirmou: "Alguns filmes tocam as pessoas, e este afeta as pessoas de Minamata e quem experiencia algo semelhante", pondo em causa o adiamento indefinido do filme, "e porquê? Pelo boicote de Hollywood a mim? Um homem, um ator, que esteve numa situação desagradável e confusa durante os últimos anos?" Depp acrescentou ainda: "O que as pessoas de Minamata sofreram? As pessoas que sofreram com a Covid? Muitos perderam vidas, viram crianças adoecer… aquilo pelo que passei é comparativamente como ser arranhado por um gato."
Está previsto que o público português possa assistir a ‘Minamata’, realizado por Andrew Levitas, nas salas de cinema em outubro deste ano. Já nos Estados Unidos… não há até agora qualquer data agendada.