
As joias que a princesa Diana usou na sua última aparição pública, uma gala de um espetáculo de ‘O Lago dos Cisnes’ no Royal Albert Hall, foram colocadas em leilão, estando avaliadas entre 4 e 11 milhões de libras, equivalente a valores entre os 4,6 e os 12,7 milhões de euros por especialistas da leiloeira Guernsey’s, segundo o ‘The Sun’.
O luxuoso conjunto é composto por um colar feito de sete pérolas de 12 milímetros e 178 diamantes, com brincos a condizer, sendo que estes estavam ainda a ser produzidos aquando da trágica morte da princesa em Paris. Tratar-se-á de uma oferta que foi feita a Diana pelo companheiro, Dodi Al-Fayed, também ele falecido no mesmo acidente de viação.
Estas peças de joalharia, que foram criadas pela Garrard, durante décadas joalheira oficial da realeza do Reino Unido, estão na posse de uma abastada família ucraniana desde 2008. Parte do valor arrecadado no leilão irá reverter para os esforços de reconstrução desse país do leste da Europa, devido à guerra que a opõe à vizinha Rússia.
De acordo com a Guernsey’s, esta é uma operação marcante por tratar-se da única peça de joalharia da mãe dos príncipes William e Harry a ficar disponível para compra pelo público. O leilão decorrerá no próximo mês, em Nova Iorque, depois de uma primeira exibição em Londres.