
Com apenas nove anos, Charlotte é dos elementos da família real com mais popularidade entre os britânicos. Além da sua beleza natural, a filha do meio dos príncipes de Gales mostra-se sempre muito compenetrada no seu papel de princesa. Mais: ela que tem uma natureza protetora – como se viu em diversos eventos públicos em que admoestou os irmãos, mesmo o mais velho, o príncipe George que é o herdeiro do trono.
Fisicamente muito parecida com a sua falecida bisavó, a rainha Isabel II, a princesinha parece ter assumido o claríssimo papel de "mãe" dos seus irmãos, especialmente desde que a mãe, a princesa Kate Middleton adoeceu. Charlotte não deixa passar em branco qualquer travessura de George ou de Louis.
A princesa de Gales tem estado particularmente atenta a Charlotte. Teme que a filha possa, no futuro, a vir a sofrer pelo seu papel de "suplente", tal como aconteceu com o príncipe Harry, irmão mais novo de William, o atual herdeiro do trono de Inglaterra.
O mesmo risco [de sofrer com o papel secundário] corre Louis (filho mais novo de Kate e William), mas é a menina que está logo no lugar anterior ao do herdeiro do trono, portanto é mais provável que ela seja a maior vítima deste sentimento de que o tio tanto fala e que tanto sofrimento lhe terá causado.
Para evitar problemas futuros e o sofrimento de Charlotte, Kate Middleton tem feito de tudo para que os filhos tenham os pés bem assentes na terra. A educação das crianças é baseada de que não são mais privilegiadas do que todas as outras crianças. Além disso, em relação à filha, a quem reconhece uma "fibra especial", a princesa de Gales tem feito de tudo para que a menina saiba exatamente qual é o seu lugar.
Charlotte saberá perfeitamente que estará sempre na retaguarda do seu irmão mais velho. Nesse aspeto é muito parecida com a princesa Ana, a irmã do rei Carlos III. Ela que é, sem dúvida, um dos principais pilares de o atual monarca de Inglaterra. Um dia será a vez de Charlotte de Cambridge ser o pilar de George.