
A crise começou quando a princesa Leonor deixou Madrid e foi estudar para o País de Gales, mas desde que a infanta Sofia seguiu os passos da irmã mais velha que Letizia e Felipe estão a viver um afastamento que os poderá conduzir à rutura caso não conseguiam gerir o desconforto que se instalou entre eles.
Habituados a ter as filhas por perto, parece que os reis não se conseguem adaptar a esta nova vida na qual estão sozinhos. Ambos mostram-se incapazes de aproveitar esta situação para estreitar laços e reforçar a intimidade do casal. Está a acontecer precisamente o contrário. Nunca se mostraram tão distantes um do outro.
A rainha, para fugir a este desconforto conjugal, tem aproveitado para fazer todas as viagens internacionais que vão surgindo na agenda oficial. Se no passado recusava a maioria para não se afastar das filhas, agora acontece exatamente o contrário. Não desperdiça um convite. Estas ausências levam Felipe a passar muitas noites sozinho no palácio.
Contudo, parece que esta distância está a levar ao final das discussões e das brigas conjugais. Hoje, o rei e a rainha já discutem muito menos do que acontecia num passado recente. Não se sabe se isso é um bom sinal ou, pelo contrário, um sinal de que nunca estiveram tão mal e tão indiferentes um ao outro.