
Com o verão prestes a chegar ao fim, aproxima-se um momento muito emocionante para a família real espanhola, a partida da princesa Leonor e da infanta Sofia, que vão regressar aos seus estudos longe de casa.
As irmãs vão voltar a separar depois de terem aproveitado as férias juntas, tanto em Maiorca como na Grécia, um tempo que aproveitaram ao máximo para estar em família, depois de terem estado um longo período separadas. O tempo que as jovens passam juntas torna-se cada vez mais escasso à medida que os seus caminhos académicos se diversificam, e agora, mais uma vez, é hora de se despedirem.
A princesa das Astúrias iniciará em breve a última etapa da sua formação militar. Depois de ter completado um em Saragoça, onde aprendeu os fundamentos do Exército Terrestre, e mais um em Marín, onde esteve a bordo do emblemático navio-escola Juan Sebastián de Elcano, agora é a vez da força aérea em San Javier, Múrcia.
Este ano intenso terminará em julho de 2026, quando o seu pai, o rei Felipe VI, lhe impuser a Grã-Cruz do Mérito Aeronáutico.
Já Sofia começará os seus estudos universitários no curso de Ciência Política e Relações Internacionais no Forward College, um centro privado ligado à Universidade de Londres. Durante os três da licenciatura, a filha mais nova do rei estudará em três cidades diferentes, começando por Lisboa, depois Paris, e por fim mudar-se-á para Berlim.
As aulas são lecionadas em inglês com formação prática, workshops de debate e sessões de desenvolvimento pessoal. A metodologia do centro aposta em turmas reduzidas, ensino ativo e apoio individualizado, um modelo educativo pensado para formar líderes globais.
Mesmo separadas por centenas de quilómetros, Leonor e Sofia mantêm uma relação que as pessoas próximas delas descrevem como "cúmplice e maravilhosa", de apoio mútuo e confidência.
Apesar de tudo o próximo encontro das irmãs não está assim tão longe quanto isso. No dia 24 de outubro, daqui a cerca de dois meses, ambas estarão presentes na cerimónia dos Prémios Princesa de Astúrias.