
Ainda em abril do ano passado, a rainha de Espanha era criticada por não respeitar o protocolo na hora de brindar com as autoridades locais. Na altura, um dos seus mais críticos, o jornalista Jaime Peñafiel foi duro nos seus reparos a Letizia.
"Será que no protocolo do Palácio da Zarzuela não há ninguém que possa aconselhar a consorte real como se brinda num jantar de gala?", questionou para de seguir repreender a mulher de Felipe VI: "Depois de brindar há que levar o copo aos lábios ainda que não se faça intenção de beber", atirou Peñafiel.
Agora, numa viagem oficial à Alemanha, a rainha espanhola volta a repetir o erro. Em Frankfurt, durante um brinde com o presidente e chefe de Estado daquele país e a mulher deste, Frank-Walter Steinmeier e Elke Büdenbender, voltou a não aproximar a sua flute de champanhe aos lábios.
Esta atitude da antiga jornalista é visto como uma desconsideração para quem está consigo: "Faz os anfitriões e o próprio marido passar por alcoólicos. Isso não é bonito", acusam-na sem dó nem piedade. Há quem queira saber a razão que levam Letizia a não molhar sequer os lábios, mas Zarzuela mantém o silêncio sobre este assunto.