
Há oito anos surgiram as primeiras imagens do romance entre o prícipe Harry e a então atriz norte-americana Meghan Markle. Quase uma década depois e os gestos de Meghan para com o agora marido continuam a suscitar grande interesse. À margem de qualquer protocolo real, a duquesa de Sussex mantém contacto físico constante com Harry, independentemente do evento público onde estão presentes. É habital Meghan segurar a mão do príncipe Harry com força, apoiar-se no seu ombro ou segurar-lhe delicadamente o braço.
A especialista em comunicação não-verbal Judi James explica ao 'Daily Mail' o que escondem estes gestos da norte-americana. Segundo a especialista britânica, a duquesa de Sussex mantém várias formas de contacto físico com o marido quando está em público e sabe que está a ser fotografada. O que revela, segundo James, a necessidade de "comunicar um com o outro".
Um dos gestos mais comuns de Meghan Markle é o de apertar a mão do marido com as duas mãos. De acordo com Judi James, uma das principais especialistas britânicas em linguagem corporal, comportamento social, imagem e competências de comunicação, este gesto poderá indicar "posse".
Na recente viagem do casal à Colômbia, podemos observar que Meghan segurou o braço e a mão do marido ao mesmo tempo – fê-lo pela primeira vez em público, em 2017, aquando do anúncio do noivado. A especialista chama a este gesto 'double clutching' e avalia que "tinha e continua a ter um objetivo de mensagem multimédia". Se, no passado, poderia significar insegurança por parte de Meghan perante a pressão dos meios de comunicação, Judi James considera que agora a situação inverteu-se. "Parece um gesto de posse ou uma demonstração de propriedade, do género 'ele é meu'", esclarece.
A especialista em linguagem não-verbal destaca ainda que, quando é Harry a tomar a iniciativa num evento, Meghan Markle tem uma postura diferente. "Ela segura-lhe o braço em vez das mãos. O aperto de Meghan mostra uma aprovação rendida da sua virilidade e força", refere Judi.