
Foi há exatamente 50 anos, no Natal de 1974, que Juan Carlos e Sofia celebraram o seu último Natal verdadeiramente feliz.
Só seriam coroados rei e rainha de Espanha no ano seguinte e os seus filhos, Elena, Cristina e Felipe eram apenas crianças.
Pilar Eyre, conhecida jornalista especialista em assuntos da família real britânica, recordou que a família ia originalmente passar a época festiva ao Estoril, em Portugal – onde Juan Carlos viveu parte da juventude – com os familiares do então príncipe herdeiro Juan Carlos. No entanto, Sofia "bateu o pé" e insistiu que passassem o Natal no Palácio da Zarzuela, em Madrid.
"Ela não se sentia confortável e então começaram a passar o Natal na Zarzuela", contou Eyre, na 'Lecturas'.
Passaram então a véspera e o dia de Natal com toda a família de Sofia, a maior parte vinda da Grécia para a ocasião.
"20 ou 30 pessoas juntaram-se à volta da árvore de Natal e depois foram todos à Missa do Galo", continuou Eyre.
A jornalista fez também notar que, nessa altura, "Juan Carlos ainda tentava manter as aparências" embora já existissem tensões no casamento com Sofia. Há quem diga que já nem dormiam juntos nessa altura.
Depois, a família real fez as malas e rumou ao Val d'Aran, na Catalunha, para usufruir de uns dias de neve, esqui e harmonia familiar.
Eyre, que garante ter estado presente na mesma estância de esqui, diz que o casal comportou-se com "total naturalidade" e que até iam para as filas, como qualquer outro visitante da estância.
"A rainha não era muito simpática, mantinha a distância. Podiamos ouvi-la a gritar com Felipe enquanto desciam nas cadeirinhas", recordou no entanto, acrescentando que, pelo contrário, "Juan Carlos visitava as cozinhas dos restaurantes e não deixava que ninguém se levantasse das suas mesas enquanto ele aguardava a sua vez de ser atendido".
A família ficou hospedada no Hotel Montarto e ocupou um andar inteiro, uma vez que o grupo incluía os familiares de Sofia.
Os membros da realeza passavam o dia a divertir-se a fazer esqui e à noite frequentavam a discoteca do hotel.
"Eles tinha o cuidado de passar uma imagem simples e próxima das pessoas", acrescentou.
Juan Carlos viria a ascender ao trono espanhol no ano seguinte, após a morte do ditador Francisco Franco.