
Exilado desde o passado mês de agosto em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o rei emérito continua a estar no centro de todo o mediatismo. Agora, o jornal 'El País' adianta que Juan Carlos de Borbón voltou a fazer mais um pagamento ao fisco.
Trata-se de uma prestação de quatro milhões de euros para abater a uma dívida de oito milhões que o pai de Felipe VI contraiu por voos de uma companhia aérea privada pagos até 2018 pela Fundação Zagatka, propriedade de um seu primo, Álvaro de Orleans. O usufruto desses voos é considerada uma espécie de pagamento do imposto de renda ao Fisco.
Contudo, várias questões se levantam agora com o pagamento destes quatro milhões de euros. Qual é a origem deste dinheiro? Será Juan Carlos obrigado a dar explicações sobre a proveniência desta quantia? Será que o rei emérito pretende pagar toda a dívida ou, será esta uma tentativa de negociação?
Sem respostas a todas estas questões, o que se sabe é que o pai do rei de Espanha se tem adiantado a possíveis ações penais e, assim, evitar piores consequências.