'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Casas Reais

"Pessoas pobres" e "crianças sem cabelo": os conselhos que a princesa Diana deu a Tony Blair para conquistar o povo britânico

Uma nova biografia sobre a princesa revela detalhes sobre a sua ligação com o antigo primeiro-ministro britânico.
Por FLASH! | 25 de junho de 2025 às 17:53
Os conselhos que a princesa Diana deu a Tony Blair para conquistar o povo: "Tens que tocar nas pessoas"
Princesa Diana
Tony Blair recebeu conselhos de Diana para melhorar a imagem pública
Princesa Diana e Tony Blair, relação e conselhos revelados em biografia
pub
Tony Blair recebeu conselhos de Diana sobre como conquistar o público
Princesa Diana
Tony Blair recebeu conselhos de Diana para melhorar a imagem pública
Princesa Diana e Tony Blair, relação e conselhos revelados em biografia
Tony Blair recebeu conselhos de Diana sobre como conquistar o público

Escrita por Edward White, 'Dianaworld: an Obcession' é o título da mais recente biografia baseada na vida da Princesa Diana, lançada a 8 de maio deste ano, 2025. Nesta obra, o escritor recorda que, antes de os trabalhistas vencerem as eleições gerais britânicas em maio de 1997, a princesa deu vários conselhos a Tony Blair para melhorar a sua imagem pública. Um deles foi: "Tens de aparecer em fotografias a tocar nas pessoas”.

A citação foi recordada por Alastair Campbell, conselheiro e diretor de campanha de Blair, e mais tarde porta-voz durante o seu mandato como primeiro-ministro. Campbell relatou também que a princesa recomendou dois tipos de indivíduos para estas operações de imagem, "pessoas pobres" e "crianças sem cabelo", acrescentou ainda, “Diana acreditava que eram particularmente eficazes para gerar uma reputação baseada na compaixão". Os conselhos foram oferecidos entre a primavera de 1995 e 1997, momento de campanha eleitoral.

A realeza não se podia posicionar abertamente sobre política, mas isso não impediu Diana de se aproximar de Tony Blair, na esperança que este a  recompensasse com o cargo que ela julgava merecer: embaixadora da boa vontade e das causas humanitárias .

Diana disse a Tina Brown, ex-editora da 'Vanity Fair' e biógrafa da princesa, que acreditava que a sua presença poderia ser “de grande ajuda” para trazer paz à Irlanda do Norte, uma ideia em parte absurda, mas que só poderia ser tentada se Blair lhe concedesse algum tipo de estatuto especial. 

A verdade é que Diana acabou por morrer em agosto de 1997, apenas meses depois da vitória do político.


Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável