
A princesa Leonor fez questão de homenagear um membro especial da família da rainha Letizia, a jornalista espanhola Menchu Álvarez del Valle, sua bisavó, uma das mais importantes vozes da rádio espanhola, que morreu em 2021, aos 93 anos.
Num discurso esta quinta-feira, 25, em Oviedo, no norte do país, a herdeira do trono espanhol recebeu a Medalha das Astúrias e agradeceu ao público a distinção com histórias da sua infância.
"Confesso que vim muitas vezes com a minha mãe [a rainha Letizia] e o meu pai [o rei Felipe VI] às Astúrias durante a minha infância. A minha família asturiana é muito asturiana, sabem o que quero dizer, e desde muito jovem pude conhecer as florestas do oriente e dar longos passeios entre as paisagens asturianas", afirmou a princesa que está quase a celebrar os 19 anos, citada pela 'Semana'.
A bisavó Menchu Álvarez del Valle contava-llhe várias histórias dos bastidores do jornalismo, em que ela se estreou aos 16 anos (em 1944). "Gostávamos muito das suas histórias radiofónicas desse tempo. Andei por belas praias, conheci montanhas, vales e aldeias incríveis, e fiquei a gostar de ouriços-do-mar, para espanto da minha irmã [Sofia]. Fomos ambas muito felizes aqui", disse Leonor.
"Trago as Astúrias no meu coração", completou, acrescentando o orgulho que sente no seu título de "princesa das Astúrias".
Esta foi a primeira vez que Leonor assumiu sozinha os eventos que antecipam a entrega dos Prémios Princesa das Astúrias, que serão entregues esta sexta-feira, 26.