
A princesa Leonor volta a ganhar protagonismo sozinha num dos eventos mais importantes para a casa real espanhola.
De acordo com a revista 'Lecturas', Leonor, que está quase a fazer 19 anos, vai ser a única anfitriã dos prémios Princesa das Astúrias na próxima semana. Um evento de dois dias que vai começar com a entrega do título de Presidente Honorária da Câmara Municipal de Oviedo e, em seguida, a filha mais velha de Felipe VI e Letizia estará no edifício histórico da Universidade de Oviedo para receber a Medalha das Astúrias.
O rei e a rainha de Espanha, assim como a infanta Leonor, ficarão longe destes eventos, à semelhança do que já aconteceu em Saragoça, quando a herdeira do trono recebeu uma medalha semelhante.
A família real espanhola só estará reunida num momento mais descontraído, o 32.º Concerto dos Prémios Princesa das Astúrias, depois de todas as formalidades e protocolos reais.
Leonor tem assumido cada vez mais responsabilidades no palácio, apesar de ainda não ser obrigada a ter uma agenda oficial. A casa real parece assim estar a aproveitar a popularidade crescente da adolescente, que desde o ano passado, quando fez 18 anos, ganhou inclusive uma alcunha na imprensa, "Leonormania".
Para já, as únicas obrigações de Leonor com a sua relação com o título de herdeira é fazer a formação militar. Este ano, a princesa está em formação na academia naval de Marín, depois de ter passado um ano na academia militar de Saragoça. Ainda falta um ano de formação na aeronáutica e depois a filha mais velha de Felipe VI e Letizia deve fazer um curso superior, embora a Zarzuela ainda não tenha anunciado.
A infanta Sofia, de 17 anos, está a terminar o ensino secundário no País de Gales e ainda não se sabe se vai seguir os passos da irmã com a formação militar ou se vai diretamente para a faculdade.