
A relação entre o príncipe Harry e a Casa Real britânica é desde há já alguns anos bastante conturbada e também muito comentada na imprensa britânica. Agora, o príncipe Harry está novamente no centro de uma controvérsia, graças ao novo livro 'A Ascenção e a queda da Casa de Iorque'. O autor, Andrew Lownie, alega que, em 2013, durante uma reunião da família real britânica, Harry esmurrou o tio, o príncipe André, por, alegadamente, este ter falado dele nas costas.
Estes novos rumores de que o filho de Carlos terá tido um desentendimento com o tio, que passou das palavras às ações e deixou mesmo o príncipe André com "o nariz ensanguentado", levou os media ao rubro.
Após a repercussão da publicação do livro na imprensa do país, Harry negou rapidamente as acusações: "Não posso confirmar que qualquer uma dessas informações seja verdadeira. O príncipe Harry e o príncipe André nunca tiveram uma discussão física, nem o príncipe André fez comentários sobre a duquesa de Sussex ao príncipe Harry", diz a declaração feita pelos representantes de Harry à 'People'.
E parece que o príncipe está disposto a ir até onde for preciso para se defender: "Tais são as graves imprecisões e os comentários prejudiciais e difamatórios feitos no artigo do 'Daily Mail', que posso confirmar que uma carta judicial do advogado do príncipe Harry foi enviada", diz ainda o comunicado, revelando uma total guerra aberta entre o irmão de William e a imprensa britânica.
Não é a primeira vez que Harry toma medidas contra os jornais da Inglaterra. Em 2025, foi confirmado o acordo extrajudicial a que chegou com um grupo de meios de comunicação por causa de uma publicação do 'The Sun', quando estes enviaram investigadores privados para o espiar entre 1996 e 2011.
Já em 2023, perdeu um caso contra a Associated Newspapers, editora do 'Daily Mail', que agora volta a processar. Iniciou a batalha judicial contra o grupo noticioso depois de, em 2022, publicaram informações sobre as divergências que mantinha com o Ministério do Interior, após terem retirado a sua segurança.