
"Sua Alteza, o príncipe Karim Al-Hussaini, Aga Khan IV, 49º Imã hereditário dos muçulmanos xiitas ismaelitas e descendente direto do Profeta Maomé (a paz esteja com ele), faleceu pacificamente em Lisboa, a 4 de fevereiro de 2025, com 88 anos, rodeado pela sua família", lê-se numa nota publicada na rede social X pela Aga Khan Development Network.
Considerado um dos homens mais ricos do mundo - tinha uma fortuna avaliada entre os 770 milhões euros e os 12,5 mil milhões - o príncipe Aga Khan nasceu na Suíça, em 1936, e seguiu os estudos no Quénia e nos Estados Unidos.
Apesar das suas ligações a vários países, foi em Portugal que escolheu morar. A cidadania portuguesa lhe foi atribuída em 2019. O príncipe, além de líder espiritual - era conhecido como "o portador da vida" - era também um reconhecido e admirado filantropo.
Aga Khan tinha apenas 20 anos quando herdou o título do seu avô, em 1957. Contudo, e após a sua morte, ainda não foi designado qualquer sucessor. Não se sabe quem herderá o seu título e quem continuará a sua obra, especialmente o seu papel líder espiritual dos muçulmanos xiitas ismailis. Ainda assim, espera-se que seja o seu filho primogénito, el príncipe Rahim, de 53 años, que assuma o lugar do pai.