
Nem mesmo as supostas infidelidades de Juan Carlos, o rei emérito de Espanha, deu tanto que falar e suscitou tanta polémica como a zanga pública entre a rainha Letizia e Doña Sofia no final da missa da Páscoa, em Palma de Maiorca.
Um escândalo que prejudicou seriamente a mulher de Felipe VI, que viu os seu índice de popularidade descer a pique. Também a princesa Leonor acabou por angariar muita antipatia devido à sua atitude brusca e mal-educada para com a avó.
Desde então, a Casa Real espanhola tem feito de tudo para amenizar os "estragos". A rainha Letizia tem-se mostrado mais discreta, mas sobretudo mais simpática quando está em público.
Ainda assim, foram as fotos ao lado da sogra, quando visitaram juntas Juan Carlos no hospital, quando este foi operado ao joelho, que surtiram maior efeito junto dos espanhóis. Ainda que a maioria não tenha acreditado na suposta harmonia familiar, Letizia acabou por "ganhar" com estas imagens.
Agora, voltaram a ser captadas novas imagens que reflectem a aparente cumplicidade das duas rainhas. Letizia e Sofia foram juntas à estreia de um musical, em Madrid. Com elas, e igualmente sorridentes e sem saírem ao pé da avó, a princesa Leonor e a infanta Sofia. Também Victoria Federica, filha da infanta Elena e Jaime de Marichalar; Paloma Rocasolano, mãe de Letizia; e Irene Urdangarín, filha da infanta Cristina e Iñaki Urdangarín, estiveram nesta estreia, completando a imagem de grande harmonia entre os Bourbon.
Só que os súbditos continuam a duvidar que toda esta harmonia familiar seja verdadeira. A maioria diz que tudo não passa de uma tentativa de "limpar" a imagem de Letizia. Os críticos da mulher de Felipe VI vão ainda mais longe acusando-a de montar uma "farsa".