
Felipe de Espanha vive dias muito difíceis. Para além dos supostos probemas conjugais [diz que atravessa grave e profunda crise no seu casamento com a rainha Letizia], o monarca também é obrigado a gerir situações complicadas com a sua própria família: com o pai, o rei emérito Juan Carlos, as irmãs, as infantas Elena e Cristina, e com os filhos de ambas.
Já se sabia que Froilán e Victoria Federica de Marichalar - filhos de Elena e Jaime de Marichalar - há muito que dão dores de cabeça à família pelos comportamentos rebeldes e insubmissos. Mas, entretanto, Felipe também enfrenta situações mais complicadas com outros dois sobrinhos, filhos da infanta Cristina e de Iñaki Urdangarin: Irene e Miguel.
Os dois jovens estão a fazer anos sabáticos e decidiram instalar-se no Palácio da Zarzuela, na ala que é habitada pela avó, a rainha emérita Sofia. Só que o monarca não está satisfeito com o estilo de vida dos dois jovens. Felipe considera que não podem viver do erário público e que é essencial que trabalhem ou que façam alguma coisa de últil para a sociedade.