'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Casas Reais

Sem medo, Rainha Noor enfrenta o enteado, o rei Abdullah da Jordânia

Completamente retirada da vida pública, a viúva do rei Hussein "reaparece" para se pronunciar sobre "detenção ilegal" do seu filho, o príncipe Hamzah, que sofre às mãos do meio-irmão.
04 de abril de 2024 às 20:56
Rainha Noor da Jordânia
Rainha Noor da Jordânia

Rainha Noor foi a quarta e última mulher do rei Hussein da Jordânia que, por morte do marido, foi afastada do trono para dar lugar ao novo casal real. Falamos de Abdullah II e da sua mulher, a rainha Rania. Desde então pouco ou nada se sabe da bonita norte-americana que optou por levar uma vida discreta e longe dos olhares públicos.

Noor é a mãe de quatro filhos de Hussein: Hamzah (1980), que foi herdeiro ao trono desde 1990 até 2004, Hashim (1981), Imna (1983) e Raiyah (1986). Só que contrariando a vontade do pai, o atual rei Abdullah II anunciou em 28 de novembro de 2004 que o irmão Hamzah deixava de ter qualquer direito ao trono e seria o seu filho mais velho, o príncipe Hussein, que passava a assumir o estatuto de futuro rei. 

Mas o pior ainda estava para acontecer. Depois de retirar o direto do irmão subir ao trono conforme estava estipulado, o atual monarca jordano decidiu ainda colocar o príncipe Hamzah  em prisão domiciliária. Acusou-o de tentativa de desestabilizar o Estado e por lá tem estado desde 2021.  Já em abril de 2022 retirou-lhe o título real. Deixou de ser príncipe.

Esta quinta-feira, 4 de abril, a rainha Noor quebra o silêncio e na rede social X [antigo Twitter]: "Hoje termina o terceiro ano da detenção cruel, ilegal e arbitrária de nosso querido filho Hamzah na Jordânia", escreveu a antiga rainha. Uma mensagem clara, sem medo de poder vir a sofrer represálias, e que espelha o quanto é tensa e pouco amigável a relação entre Noor e o enteado, o rei Abdullah.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável