
Não é o atual monarca nem o herdeiro da coroa britânica: o elemento da família real inglesa mais popular é a filha da malograda monarca. A princesa Ana lidera um inquérito feito pela YouGov, que foi publicada esta quinta-feira, que dá conta da popularidade da realeza.
A princesa Ana, que esteve sempre ao lado da mãe nos derradeiros dias de vida de Isabel II, conquistou a liderança, com uma votação de 72%. Em segundo lugar ficou o atual herdeiro, o novo príncipe de Gales, William, com 70 % de aprovação. Logo abaixo está a sua mulher, Kate, que atingiu 68%.
O rei Carlos III está logo abaixo do pódio, com uma taxa de aprovação que chega aos 62%. O irmão do meio, o príncipe Eduardo, está logo abaixo, na quinta posição, com 54%.
Camilla também surge nesta lista, com apenas 46 %.
No fundo da tabela estão, sem grandes surpresas, os elementos mais polémicas. Harry, Meghan e o príncipe André, a braços com um escândalo sexual que lhe manchou a reputação para sempre, apesar da mãe não lhe ter virado as costas totalmente.
Harry desceu na popularidade também graças ao seu livro biográfico, onde revela segredos e polémicas que estão a atingir a monarquia em Inglaterra. A imagem atualmente do filho mais novo de Diana é negativa, à semelhança de Meghan e de André.
A imagem dos duques de Sussex atingiu o patamar mais baixo. Muitos alegam que o livro de Harry foi feito apenas por razões monetárias.