
O rei Carlos III terá tomado a decisão de dar o prestigioso título de duquesa de Edimburgo à princesa Charlotte, a filha de 7 anos do príncipe William e de Kate Middleton. Assim, o seu irmão, o príncipe Eduardo, não irá herdar o ducado de Edimburgo, como estaria previsto.
Uma fonte da realeza britânica explicou ao ‘Daily Star’ as razões pelas quais o monarca prefere que a distinção seja atribuída à secundogénita do príncipe de Gales: "As discussões ainda estão a ser tidas, mas o desfecho predileto do rei é que o título vá para a princesa Charlotte", afirmou.
"Seria uma forma apropriada de relembrar a rainha – que, claro, tinha o título de duquesa de Edimburgo – e uma forma de Sua Majestade honrar a linha de sucessão", acrescentou ainda a fonte da publicação britânica.
Recorde-se que, em 2013, o Ato de Sucessão à Coroa ditou que a lei da sucessão começou a utilizar a forma de primogenitura absoluta ao invés de atribuir a primazia ao filho mais velho do sexo masculino. Assim, a princesa Charlotte é atualmente a terceira na linha de sucessão ao trono ocupado por Carlos III, após o seu pai, William, e o seu irmão mais velho, o príncipe George.