
A herdeira do trono de Espanha cumpriu este sábado, 7 de outubro, mais um importante passo na sua vida militar. A princesa Leonor jurou bandeira, perante o olhar babado do pai, o rei de Espanha. Letizia também marcou presença na cerimónia, mas a rainha nunca viu com bons olhos a filha mais velha ir para o exército. Só que desta vez, Felipe mostrou-se intransigente com a mulher e a filha foi mesmo para a academia, tal como tinha acontecido com ele, em 1985.
Antes do juramento de bandeira, a herdeira do trono de Espanha fez uma oferenda de flores à Virgem do Pilar, patrona da Hispanidade e de Saragoça, capital da província de Aragão, e onde fica a Academia Militar. Esta oferenda feita por todos os cadetes tem como objetivo invocar a proteção divina.
O povo saiu à rua para aclamar a jovem princesa, mas muitos dos presentes mostraram-se desiludidos com Leonor, pois não lhes passou despercebido o facto da filha mais velha dos reis de Espanha não se inclinou nem benzeu diante da figura da Virgem. Temem os espanhóis que a futura rainha não seja crente, tal como acontece com Letizia que já foi criticada várias vezes por não seguir os rituais da Igreja nos vários atos religiosos em que participa como mulher de Felipe VI.
Agnóstica confessa, é muito possível que Letizia tenha passado as suas crenças (ou não crenças) às duas filhas, a princesa Leonor e a infanta Sofia, pois parece que nenhuma das jovens é crente.