
A Páscoa na Casa Real espanhola sempre foi sinónimo de Palma de Maiorca. Os reis eméritos, o rei Felipe, a rainha Letizia, a princesa Leonor e a infanta Sofia passavam sempre a Semana Santa na ilha espanhola e até costumavam tirar a fotografia anual "da praxe" em família às portas da catedral.
No entanto, a última vez que isso aconteceu foi... em 2019. E sabe-se agora o que levou a família real a acabar com a tradição de duas décadas.
De acordo com a 'Vanitatis', foi tudo uma questão de dinheiro e logística. A viagem anual implicava mobilizar muita gente e tinha por isso custos bastante elevados. Deslocar temporariamente não só os membros da família mas toda a entourage que habitualmente trabalha no palácio da Zarzuela era muito dispendioso.
Segundo a mesma publicação, a rainha Letizia nunca foi grande apreciadora desta viagem anual, mas não terá sido ela a única responsável pelo seu fim. A decisão terá sido tomada em conjunto com o marido de forma a reduzir os custos da casa real espanhola, que agora se deslocam a Maiorca apenas na altura das férias de verão.
Em 2020 e 2021 a viagem não aconteceu devido à pandemia de covid-19; porém, a partir daí, a família passou a ficar sempre em Madrid para a Páscoa. No sábado passado, os reis e as filhas foram fotografados numa procissão no centro da capital espanhola.