
William e Kate estão casados há 13 anos: uma longa e bonita história de amor que começou nos tempos da universidade e que resultou em três filhos: os príncipes George, Charlotte e Louis.
No entanto, é do conhecimento geral que os príncipes de Gales chegaram a separar-se, durante o ano de 2007, quando Kate tinha 25 anos e William 24. Quebrando tabus e protocolos reais, tanto um como outro até já falaram abertamente sobre a rutura à imprensa.
"Na altura não fiquei muito feliz, mas tornou-me uma pessoa mais forte. Descobrimos coisas sobre nós próprios que não sabiamos", começou por dizer Kate, acrescentando: "Acho que é fácil sermos consumidos por uma relação quando somos mais novos e esse tempo para mim própria foi muito importante, embora na altura não pensasse isso".
"Eramos ambos muito novos... estavamos a descobrir quem eramos. Estavamos a crescer e foi só um pouco de espaço [para nós mesmos] e acabou por resultar", disse também William.
No entanto, a nova biografia de Kate Middleton, 'Catherine, the Princess of Wales: The Biography', de Robert Jobson, revela agora detalhes inéditos sobre estes meses em que estiveram longe um do outro, incluindo o facto de que William terminou tudo... por telefone.
No final de 2006 ainda não havia pedido de casamento à vista e, de acordo com o livro, William cancelou mesmo os planos que tinha com a família de Kate para a passagem de ano.
Em janeiro de 2007, William terá então telefonado a Kate e, após 30 minutos de conversa e muitas lágrimas, acabaram a relação.
Durante os poucos meses em que estiveram separados, Kate foi fotografada com frequência em saídas à noite e até há quem lhe tenha atribuído um curto romance com o milionário Henry Ropner. Por seu lado, William também foi visto a divertir-se com os amigos em bares e discotecas, mas também aproveitou para se focar na sua vida militar.
De acordo com o livro, a reconciliação aconteceu graças a um amigo em comum, Sam Waley-Cohen, que os convidou aos dois para a mesma festa de máscaras. Kate foi mascarada de enfermeira sexy... e William não resistiu.
"Ela chegou vestida de enfermeira e o William foi logo ter com ela. Passaram a primeira parte da noite a conversar, depois foram dançar e acabaram por se beijar. Quando os amigos lhes disseram que 'deviam arranjar um quarto', eles foram embora", pode ler-se.
O reatar da relação foi discreto; só se soube que tinham voltado para os braços um do outro quando Kate foi vista num concerto de homenagem à princesa Diana no 10.º aniversário da sua morte. No mesmo ano, William pediu finalmente Kate em casamento... e o resto é história.