
Desde a morte de Eduardo Beauté, em setembro de 2019, que Luís Borges cria os três filhos do casal sozinho. "Três é a conta que Deus fez", partilhou o modelo num vídeo com as crianças – Bernardo, Lurdes e Eduardo –, onde é possível ver os quatro num programa familiar.
O vídeo depressa se tornou viral, com um milhão de visualizações, mas também vários comentários negativos, que obrigou Luís Borges a apagar algumas observações mais desagradáveis sobre Bernardo, que tem síndrome de Down e autismo.
"Então vamos lá falar sobre eles: o Bernardo não está incomodado, nem triste. Ele tem Síndrome de Down e Autismo. Ele vive num universo que é só dele, diferente do nosso, e é por isso que ele não aparece com tanta frequência nos meus conteúdos. Eu fiz o vídeo porque estávamos todos juntos, em família, e nunca na vida o ia excluir do que seja se essa não for a vontade dele", esclatreceu.
"Nem todos os dias são fáceis, o Bernardo tem dias complicados, nos quais precisa do espaço dele e foge assim que vê um telemóvel apontado para ele. O Bernardo é assim, ponto final. Acho triste e parvo as pessoas fazerem comentários tão maus, sabendo que o Bernardo tem uma deficiência. Essas mesmas pessoas, que se calhar têm filhos, melhor do que os outros deviam ter noção de que por o Bernardo ser diferente não é motivo para eu o excluir", apontou o modelo e stylist.
Luís Borges, que adotou as crianças quando estava casado com Eduardo Beauté – o casal estava separado quando o cabeleireiro morreu –, sublinhou ainda os cuidados que são necessários para com o filho: "Cada dia com o Bernardo é um desafio, porque ainda acresce o facto de ele não ser verbal e nós não conseguirmos saber o que é que ele está a sentir ou qual é o humor dele. O Bernardo já partiu três televisões cá em casa , já me atirou dois computadores pela janela, partiu-me quase todas as jarras que eu tinha na minha sala. E o porquê? Porque ele tem picos de agressividade e do nada faz estas coisas".
"Agora, se vocês não sabem ou não procuram saber o que caracteriza uma criança com os problemas do Bernardo, não deixem comentários desagradáveis. O Bernardo é muito feliz com uma família que o ama, mas será que vocês o são?", confrontou ainda Luís Borges.