'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Polémica

A criar os filhos sozinho desde a morte de Eduardo Beauté, Luís Borges sai em defesa do pequeno Bernardo após onda de críticas

Bernardo tem síndrome de Down e autismo. O modelo e sylist obrigado a vir a público defender o filho.
Por FLASH! | 23 de maio de 2025 às 17:09
A criar os filhos sozinho desde a morte de Eduardo Beauté, Luís Borges sai em defesa do pequeno Bernardo após onda de críticas
Luís Borges, modelo
Luís Borges
Luís Borges
pub
Nova campanha B488 de Luís Borges
luis borges
luís borges
pub
luís borges
 Luís Borges recorda Eduardo Beauté
Luís Borges, modelo
Luís Borges
Luís Borges
Nova campanha B488 de Luís Borges
luis borges
luís borges
luís borges
 Luís Borges recorda Eduardo Beauté

Desde a morte de Eduardo Beauté, em setembro de 2019, que Luís Borges cria os três filhos do casal sozinho. "Três é a conta que Deus fez", partilhou o modelo num vídeo com as crianças – Bernardo, Lurdes e Eduardo –, onde é possível ver os quatro num programa familiar.

O vídeo depressa se tornou viral, com um milhão de visualizações, mas também vários comentários negativos, que obrigou Luís Borges a apagar algumas observações mais desagradáveis sobre Bernardo, que tem síndrome de Down e autismo.

"Então vamos lá falar sobre eles: o Bernardo não está incomodado, nem triste. Ele tem Síndrome de Down e Autismo. Ele vive num universo que é só dele, diferente do nosso, e é por isso que ele não aparece com tanta frequência nos meus conteúdos. Eu fiz o vídeo porque estávamos todos juntos, em família, e nunca na vida o ia excluir do que seja se essa não for a vontade dele", esclatreceu.

"Nem todos os dias são fáceis, o Bernardo tem dias complicados, nos quais precisa do espaço dele e foge assim que vê um telemóvel apontado para ele. O Bernardo é assim, ponto final. Acho triste e parvo as pessoas fazerem comentários tão maus, sabendo que o Bernardo tem uma deficiência. Essas mesmas pessoas, que se calhar têm filhos, melhor do que os outros deviam ter noção de que por o Bernardo ser diferente não é motivo para eu o excluir", apontou o modelo e stylist.

Luís Borges, que adotou as crianças quando estava casado com Eduardo Beauté – o casal estava separado quando o cabeleireiro morreu –, sublinhou ainda os cuidados que são necessários para com o filho: "Cada dia com o Bernardo é um desafio, porque ainda acresce o facto de ele não ser verbal e nós não conseguirmos saber o que é que ele está a sentir ou qual é o humor dele. O Bernardo já partiu três televisões cá em casa , já me atirou dois computadores pela janela, partiu-me quase todas as jarras que eu tinha na minha sala. E o porquê? Porque ele tem picos de agressividade e do nada faz estas coisas".

"Agora, se vocês não sabem ou não procuram saber o que caracteriza uma criança com os problemas do Bernardo, não deixem comentários desagradáveis. O Bernardo é muito feliz com uma família que o ama, mas será que vocês o são?", confrontou ainda Luís Borges.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável