
"A herança do meu pai" é o título de uma homenagem sentida ao pai, partilhada por Júlio Isidro, de 73 anos de idade, nas redes sociais. Os admiradores do apresentador não ficaram indiferentes ao gesto, e vários têm sido os comentários partilhados na publicação do Facebook.
"Fiquei rico quando, num dia de Agosto de há trinta anos, me deixou. Estávamos de mão dada. E continuo a enriquecer todos os dias com o seu legado. A conta bancária, nem a conheci porque a família reserva uma enorme dignidade perante a perda de cada um dos nossos. O pudor não nos deixou partilhar os seus bens materiais, creio que poucos. Mas, os princípios e valores guardei-os todos para repartir com as minhas irmãs.", começa o apresentador por escrever.
Num texto emocionante dedicado ao seu progenitor, que faleceu há 30 anos, o apresentador da RTP recordou a memória e os ensinamentos que este lhe transmitiu ao longo da sua vida, que foram muito para além de história, desporto ou cultura.
"O menino José Sesinando Mantero da Silva Isidro do Carmo, nascido a 4 de Setembro de 1911, deixou-me um cofre cheio de respeito pelos outros, honestidade da palavra dada, cultura geral, português correcto e indiferente a acordos mais ou menos ortográficos, sensibilidade musical, visão crítica em relação a todos os poderes e um razoável sentido de humor. Claro que não sei tanto latim e grego como o papá. Também toquei sempre muito mal piano e viola e o papá tocava mais uma dúzia de instrumentos. Gosto, e sei de história, mas da grande e da pequena, o papá é imbatível. E a letra tão bonita nos livros escritos por si no liceu e na faculdade? A minha é, por mim, ilegível. Também não jogo tão bem bilhar como o papá porque cem carambolas seguidas não são para todos. E o ping-pong onde cortava as bolas com o seu lado canhoto? E quando se metia a nadar na Figueira da Foz e ia até às traineiras? Para mim mais de 50 metros fora de pé era uma aventura", continua.
Para terminar a dedicatória que assinala a data especial, Júlio sublinha que para si o dia do Pai são todos os dias. "Papá, o 19 de Março é dia do Pai, mas garanto-lhe que penso em si muitos mais dias, talvez porque se aproxima a hora do reencontro. "
Hoje, dia 19 de março, o apresentador partilhou duas fotografias junto das filhas, Inês, Francisca e Mariana, onde escreveu: "Sou o segundo melhor pai do mundo porque o primeiro era...o meu!", termina.