Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pelo rei de Espanha, Felipe VI, pela última vez enquanto Presidente da República de Portugal.
Marcelo, que tinha adiado o encontro inicial devido à catástrofe nacional provocada pela depressão Kristin, foi recebido pelo monarca espanhol com honras militares, na última sexta-feira, dia 20, naquela que foi a sua última visita oficial como chefe de Estado.
E a verdade é que, por se tratar da última visita, esta assumiu contornos muito emotivos, com uma troca de palavras especiais entre os reis e Marcelo.
Felipe VI agradeceu a presença de Marcelo não só na sua vida, como na das filhas, recordando a ligação especial que Sofia e Leonor terão sempre a Portugal. "Como sabe, este é um afeto mútuo, como comprovam as nossas próprias filhas: a Princesa Leonor, que fez a sua primeira viagem oficial a solo a Lisboa, e a Infanta Sofia, que agora vive e estuda na vossa bela cidade natal", disse Felipe VI, enquanto Marcelo retribuía o gesto para recordar a popularidade da família real espanhola em Portugal. "Até fico com ciúmes", brincou. "Nós, portugueses, vemos em vós duas figuras de Estado que são um exemplo de unidade e de serviço ao povo."