
O guitarrista dos Xutos & Pontapés está num momento complicado por ter de lutar novamente pela sua saúde.
A confirmação foi feita pelo próprio Zé Pedro, mas o cantor Tim já tinha falado sobre o assunto no sábado, dia em que o grupo subiu ao palco do Coliseu de Lisboa e fez um concerto lendário.
"Entrar em qualquer sala com lotação esgotada é maravilhoso. Os Coliseus tem uma magia muito própria e o concerto de ontem [sábado] foi muito especial. Como sabem tenho andado na luta da vida com alguns problemas de saúde... Tentei e tento dar sempre o melhor de mim", escreve Zé Pedro no Facebook, este domingo.
"O vosso carinho, o vosso amor, a vossa energia, toda a força que me transmitem é-me tão forte e vital que só posso humildemente agradecer... Obrigado também a todos os que ontem gritaram o meu nome e fizeram com que tivesse força para continuar naquele palco até ao fim", continua.
O guitarrista ainda fez um agradecimento especial à mulher, Cristina Avides Moreira, e à banda que ajudou a fundar há 39 anos. "Obrigado à Cristina e aos X&P por tudo e por tanto. Amanhã começo um novo tratamento e garanto que é para GANHAR. EU SEI LUTAR E ACREDITO".
Sigilo sobre os detalhes da doença
Qual é o tratamento e qual é o problema de saúde é que o músico não partilhou com os fãs. Neste momento, as suspeitas recaem sobre a Hepatite C, doença que lhe foi diagnosticada em 2001 e desde então submeteu-se a diversos procedimentos.
Em 2011 passou por um transplante de fígado que o obrigou a ausentar-se de alguns concertos.
Ao falar sobre o problema do amigo no sábado, o cantor Tim também conteve as palavras. "No início não sabíamos se a saúde do Zé Pedro ia aguentar o esforço necessário; esta incerteza marcou a digressão, mas graças aos deuses e ao ânimo do Zé tivemos grandes concertos por todo o país, e ele só não tocou em Toronto por imposição nossa", disse no Expresso.
Este concerto no Coliseu "foi montado para, de alguma forma, proteger a saúde do Zé (e a nossa) com um pequeno espaço acústico no meio para recuperar o fôlego", continuou.