
A polémica estoirou durante a galas desta Sexta-feira Santa na RTP.- No programa 'Got Talent', apresentador por Sílvia Alberto, uma concorrente queixou-se de que não tinha tido autorização da produção para cantar em português. Sim, leu bem: num programa da televisão pública portuguesa, uma concorrente lamentou, em direto, que não lhe tinha sido dada a escolha de cantar na língua de Camões.
Tudo aconteceu depois da atuação de Raquel Veiga, que cantou um tema de Whitney Houston e Mariah Carey. Quando Pedro Tochas, um dos jurados, lamentou a escolha em inglês, dizendo que a concorrente não dominava a língua, a confissão surgiu e deixou um ambiente estranho no programa da RTP1.
"Raquel, eu acho que tu cantas com muita emoção, muita paixão, gostas do que estás a fazer em palco. Às vezes o inglês atraiçoa-te um bocadito, há uma ou outra palavra que eu fico aqui...", começou por dizer Pedro Tochas. E Raquel atirou, surpreendendo todos: "Não me deixaram cantar em português". Tochas ficou de boca aberta: "Não deixaram?!". "Não", respondeu Raquel. "Com quem é que eu tenho de falar", brincou Tochas, tentando "salvar" o momento.
"Já percebi que a escolha da música não foi tua", disse depois Cuca Roseta. "Pois não", reforçou Raquel Veiga.
E só nesta altura, vários minutos depois da concorrente ter dito que a canção que cantou não tinha sido uma escolha sua, é que Sílvia Alberto, a cicerone, reagiu: "Foi uma das tuas sugestões, imagino". "Foi uma das sugestões para mim, não fui eu que sugeri", replicou a concorrente, soltando uma gargalhada envergonhada. "Mas tudo bem", acrescentou. Sílvia ficou em silêncio. "Mas é uma música linda, que eu amo, também", disse ainda a concorrente, percebendo o embaraço da situação. "Foi um desafio que aceitaste, não é? Não obrigamos nada, não é?! A mim está a fazer-me um pouco de confusão... Tu aceitaste esse desafio", disse Sílvia Alberto, com a voz com algum embaraço. "Com certeza", rematou a concorrente, conforme pode ver aqui a partir do minuto 38.
Perante isto, Raquel Veiga não foi uma das mais votadas para continuar no programa.