
Sílvia Alberto encheu de elogios a mãe, que há 15 anos foi diagnosticada com a Doença de Alzheimer.
Em conversa com Goucha, para o 'Conta-me', e sem esconder o desconforto por estar a falar de um assunto íntimo, a apresentadora da RTP1 referiu que a mãe é o seu "pilar".
"A minha mãe é doente Alzheimer há muitos anos. É a parte de ti que quebra, é a matriz. É a parte de ti que quebra porque esperavas que ela estivesse aqui para educar os seus netos, e o bem que ela o teria feito. A vida troca-te as voltas. Eu tinha 25 anos quando o diagnóstico precoce da minha mãe saiu. E uma degeneração muito lenta", disse a apresentadora.
"Nesta história, eu e a minha irmã [mais velha]... por isso dizia que os irmãos estão cá para os momentos menos bons. A minha irmã é extraordinária. Nós precisamos uma da outra, só nós sabemos o que os cuidadores informais passam para lidar com uma doença desta dimensão. Portanto, a partir dos [meus] 25 anos, a nossa vida mudou", continuou.
"Nós passamos a ser as mães. A tutoria passou. Aquilo que era a função dela connosco de repente inverteu-se e nós passamos a ter a função de proteger a mãe, tratar das subsistências e dos cuidados. E a minha mãe odiaria ouvir esta conversa. Vamos até passar a página", disse, encerrando o assunto em respeito à mãe, mas antes referiu: "Toda ela era amor. Toda ela era uma senhora muito distinta, muito tímida e muito discreta".