
Filomena Gonçalves mostrou-se feliz com o seu regresso à televisão e às novelas quando foi convidada para o elenco da novela 'Festa é Festa', da TVI, que, com o tempo, se revelou um projecto de sucesso. Contudo, foi "sol de pouca dura", como a atriz acabou por admitir, sem esconder a sua mágoa.
Convidada de Tânia Ribas de Oliveira, no programa 'A Tarde é sua', da RTP1, a mulher do escritor Francisco Moita Flores contou que a sua personagem "desapareceu" sem perceber bem as razões para este afastamento.
A conversa veio à baila quando a apresentadora comentou com a sua convidada: "Atualmente, sei que estás na TVI…". Filomena Gonçalves foi rápida nas explicações: "Não. Tive uma participação, mas eles não perceberam muito bem o papel que me distribuíram e o papel acabou muito cedo, desapareceu".
Recorde-se que a atriz foi, durante a primera temporada, 'Adelaide Festas', mãe da personagem 'Jorge', representada por Manuel Melo. Uma mulher que se dependia contra uma depressão após ter perdido o emprego.