Há muito que é conhecida a ligação do designer Christian Louboutin, 62 anos de idade, conhecido pelos seus famosos sapatos de sola vermelha, a Portugal, nomeadamente ao Alentejo, onde investiu cerca de 2 milhões de euros na construção de um hotel em Melides, no concelho de Grândola, a que chamou Vermelho.
Trata-se de uma unidade de luxo, com apenas 13 quartos, concebidos para proporcionarem uma experiência de conforto e glamour aos hóspedes. Com um investimento a rondar os dois milhões de euros, os preços dos quartos variam entre os 300 e os dois mil euros para uma suite, por noite.
Mas a relação do designer francês com aquela região do País está sob tensão. De acordo com o jornal 'Negócios', a Câmara Municipal de Grândola está prestes a deitar abaixo uma construção de Christian Louboutin por esta violar as regras da Rede Natura 2000. Trata-se de uma habitação em alvenaria, com cerca de 80 metros quadrados, que o francês estava a construir na estrada da praia da Vigia, que está agora embargada e é alvo de uma participação ao Ministério Público.
Ainda de acordo com o jornal, esta é uma das 42 construções ilegais que a Câmara Municipal de Grândola identificou no início de dezembro do ano passado, e que pretende demolir, por se encontrar na faixa de proteção na margem direita da lagoa de Melides.