
A atriz Ana Afonso, que participou na novela 'O Teu Olhar' e no reality 'Quinta das Celebridades', perdeu a custódia dos filhos dos 2 filhos mais novos por causa dos dramas com álcool e violência doméstica. A informação é avançada pela revista 'TV7 Dias' dando conta que Alice e Diogo, de 6 e 8 anos, frutos do casamento com Rodrigo Brito, estiveram sob a guarda da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Cascais e desde o mês passado estão com o pai.
Tudo terá começado por causa dos problemas de Ana Afonso com o álcool, que há 4 anos terão piorado quando a atriz recebeu o dignóstico de que o filho, Diogo, era autista.
Na mesma altura, o agora ex-marido Rodrigo foi trabalhar fora do país, numa plataforma de petróleo.
"Houve um dia em que ele ligou durante duas horas e ela não atendia. Ligou então para umas amigas, já muito preocupado, porque na altura a Alice e o Diogo eram bebés. Pediu-lhes para irem lá a casa, elas foram logo, subiram o muro, entraram em casa e deram com a Ana em estado comatoso com os bebés à solta. Assim que a viram mandaram vir uma ambulância e ela passou dois dias no hospital", revela uma fonte próxima do ex-casal.
As crianças foram então sinalizadas pela CPCJ enquanto Ana ficou internada para fazer tratamento, em 2015.
Rodrigo ainda tentou contratar uma babá para ficar com os filhos mas acabou por abandonar o trabalho para regressar, com uma baixa por stress. No ano seguinte, Ana Afonso já em casa, terá traído o marido e começaram as discussões, algumas agressivas.
"Eles começaram a envolver-se um bocado em confronto físico. Ela deu-lhe umas estaladas e ele deu-lhe um soco. A Ana chamou a GNR e houve uma queixa dela contra ele e dele contra ela. E daí a CPCJ ter sido envolvida outra vez. Isto foi há nove meses, quando ela saiu de casa", contou outra fonte.
Rodrigo é então internado e terá sido nesta altura que a atriz procura a Comissão. A 1 de agosto, o pai das crianças é confrontado com um documento que daria "autorização para recolherem Diogo e Alice". Mas Rodrigo terá recusado.
"O documento foi-lhe dado a assinar, não só porque a Ana pediu isso, disse que não os queria, como também porque eles, por negligência dela, grave, iam recolhê-los de qualquer maneira. Iam recolher o Diogo, a Alice não, para já, porque estava com a avó", contou uma fonte.
A mesma fonte revela ainda que a atriz "admitiu, está no processo, que tomava Xanax e se alcoolizava e fechava os miúdos à chave no quarto, ao ponto do Diogo começar a bater com a cabeça na parede. Além disso, muitas vezes eles faltavam à escola ou não chegavam antes do meio-dia à escola".
O pai das crianças explicou à CPCJ que tinha condições de ficar com os filhos, recebeu uma visita da comissão no mesmo dia, mas, ainda sem resposta, decidiu ir à instituição. "Às 17h00 foi lá e viu lá o Diogo, que já tinha sido entregue à Comissão".
Rodrigo acabou por resolver a situação, arranjou outro emprego, arrendou uma casa e tem a custódia de Diogo e Alice com uma providência cautelar contra a ex-mulher.
O pai das crianças confirmou toda a história sem prestar mais declarações.
Ana Afonso, confrontada com estas acusações, garantiu que não entregou as crianças à CPCJ. "Eu pedi ajuda à Comissão porque fui vitima de violência doméstica e o pai abandonou-me com os 2 filhos. Eu estive vários meses a tratar das crianças e pedi ajuda à Comissão para resolver este problema comigo. Eu não entreguei os meus filhos".
Ana Afonso ainda é mãe de Beatriz, de 17 anos, do casamento com o vocalista Fúria do Açúcar, João Melo, que passa mais tempo com a avó paterna e o pai.