
A atriz Ana Bola conhece o 'chef' Ljubomir Stanisic há vários anos e sabe que o cozinheiro que veio dos balcãs não é nada o boneco que adotou para apresentar o programa 'Pesadelo na Cozinha', na TVI. "O Ljubo é um tipo simpático, boa onda e genuíno que nada tem a ver com o rude e bruto que aparece na televisão. É um tipo que cria bons ambientes, boas relações e isso hoje em dia é raro e muito importante."
A artista explica ainda não ter estranhado que Ljubomir e a cozinheira Bia, do restaurante 'Barmácia', na praia das Maçãs, em Sintra, se tenham afinado tão bem. "Não é de estranhar que ele tenha sentido uma boa onda com a Bia, a mulher do João do Barmácia. Vi logo que eles se iam dar bem porque ela está na mesma sintonia de onda do Ljubo", revela atriz que nos habituámos a ver na televisão, em especial em séries de humor, mas que tanto adora pisar os palcos.
Questionada pelo site FLASH! sobre quando começou a sua relação de amizade com o 'chef' jugoslavo, Ana revela não se conseguir recordar da data exata, mas tem a noção de que "já lá vão uns valentes anos". O que Ana Bola e o marido, o conhecido guitarrista Zé Nabo, não têm tido oportunidade é de frequentar com maior assiduidade os dois restaurantes '100 Maneiras' que Ljubomir Stanisic gere no Bairro Alto, em Lisboa. "Cada vez menos vezes eu e o Zé vamos a Lisboa e por isso não se tem proporcionado irmos jantar ao ‘100 Maneiras’, mas posso garantir que, mesmo sem nos vermos com muita frequência, de cada vez que vemos o Ljubo é uma festa. Temos amigos em comum e vamos sempre sabendo novidades do que ele anda a fazer", reitera.
Apesar de não ter visto domingo à noite na TVI o programa 'Pesadelo na Cozinha' onde aparece a dar um bom testemunho em prol do restaurante do amigo João Pires, Ana Bola não se espanta que se tenha criado a ideia de que Ljubomir Stanisic é um personagem rude e até por vezes mal-educado. "Não sei qual é o espanto em relação à performance do Ljubo? O formato do programa importado da América não é aquele? Claro que tem que ser duro e rude e às vezes até mal-educado. Acho que o Ljubo conseguiu fazer na perfeição o que lhe foi pedido pela produtora. Aliás, é muito o desempenho dele que justifica o sucesso do programa 'Pesadelo na Cozinha' em Portugal", defende.
Ana Bola tem ainda uma leitura diferente da prestação de Ljubomir em frente às câmaras: "Ele está a representar o papel que qualquer 'chef' representa numa cozinha. Qualquer 'chef' tem que ser determinado, assertivo e isso confunde-se muitas vezes com rudeza. O Ljubo é um tipo direto, não é rude. Diz o que tem a dizer na cara das pessoas e não vai ofender gratuitamente os outros no Facebook – esse grande muro das lamentações e dos insultos, como agora é a grande moda, esse espaço onde estão os heróis dos insultos e das buzinadelas no trânsito, mas que nunca abrem a janela com medo das consequências".
ANA BOLA DIZ QUE O BARMÁCIA TEM O MELHOR PÔR DO SOL
Falando de momentos e sentimentos mais positivos, daqueles que importam às verdadeiras relações entre as pessoas, Ana Bola revela ser cliente frequente do Barmácia há mais de 20 anos. "Desde que nos mudámos para as Azenhas [do Mar] que eu e o Zé vamos ao Barmácia, em especial no inverno, para assistirmos ao pôr do sol. O Barmácia tem a melhor vista para apreciar o pôr do sol da praia das Maçãs. É um lugar descomprometido, com meia dúzia de pratos de petiscos onde se está confortavelmente no inverno a ver o pôr do sol", sugere.
A conhecida artista tem também explicação para as razões da decadência do espaço, essencialmente nos últimos anos: "o problema é que, com a crise, as pessoas deixaram de ter dinheiro para gastar e o restaurante estagnou. Mas atenção, ao contrário de outros que fecharam ali à volta na praia das Maçãs e nos arredores, o Barmácia, apesar de todas as dificuldades vividas: da crise, dos impostos, da falta de dinheiro das pessoas, manteve-se e resistiu. O Barmácia é o Barmácia, não tem concorrência porque é único ali".
A atriz acredita que agora, "com o ‘improvement’ do Ljubo, o João [Pires] ganhou novo ânimo e esperança de que vai recuperar a clientela e voltar a ser o sucesso que já foi", remata confiante.