
Marco Paulo, de 79 anos, assumiu que tem consciência das condições sérias em que vive, a fazer tratamentos contra um quarto cancro, no fígado, depois de várias batalhas de saúde nos últimos 28 anos, mas o cantor recebeu orientações médicas para fazer tudo o que lhe traz alegrias.
Em declarações à 'TV Guia', o artista garantiu que vai continuar as sessões de quimioterapia, mas ouviu o recado da médica. "A minha médica disse-me para aproveitar e fazer a minha vida normal. Quando achar que deve cantar, cante. Ensaie, viaje e cante, tenha uma vida normal. Isso é uma boa notícia. Não estou curado e não posso dizer que não vou ter mais nada enquanto viver. Sou doente oncológico e que a qualquer momento, qualquer metástase que me apareça, pode espoletar uma coisa pior. Estou muito vigiado", sossegou.
Prova disso é que no espetáculo de homenagem ao cantor, Marco Paulo subiu ao palco com uma tosse, o que em qualquer paciente que já enfrentou um cancro de pulmão pode ser um susto, mas os médicos descartaram algo sério. "Os médicos já viram este problema da tosse que tenho e não tem nada que ver com o pulmão. Foi qualquer coisinha de frio que apanhei e que me dá tosse, mas a minha médica já me viu. Vou fazer uma TAC ao pulmão, fiz agora um raio-X, estava tudo bem. Até brinquei a perguntar porque tinha uma mancha branca no meu pulmão e a resposta que me deram é que era o meu coração maravilhoso", o título de uma das suas canções, disse, entre risadas.
Enquanto passa por este ciclo de quimioterapia de forma mais sossegada, Marco Paulo tomou medidas para proteger o seu afilhado, Marco António.
"O meu afilhado é um filho que nunca tive. Preocupo-me com o futuro dele. Já fiz o testamento e ele está incluído. Organizei e organizo a minha vida a preparar o futuro de algumas pessoas que estiveram sempre ao meu lado", afiançou o cantor recentemente em declarações à 'Nova Gente'.
O primeiro grande susto de saúde de Marco Paulo foi em 1996, aos 51 anos, quando recebeu o diagnóstico um cancro no abdómen. Passados 24 anos, em 2020, o cantor foi diagnosticado com um cancro de mama e, mais tarde, com um cancro no pulmão. Quando tudo parecia estar a recuperar bem deste último tumor, o cantor recebeu este ano o diagnóstico de um cancro no fígado.