'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Polémica

Betty Grafstein tem os seus bens transferidos e está prestes a perder a casa de Nova Iorque pela mão do filho, Roger Basile

Betty Grafstein foi levada pelo filho, Roger Basile, para Nova Iorque em maio. Desde então, a joalheira permanece internada numa clínica privada. Enquanto isso, continua a guerra de milhões.
04 de setembro de 2024 às 11:54
A carregar o vídeo ...

Com Betty Grafstein, de 95 anos de idade, internada numa clínica em Nova Iorque sob condições que já foram denunciadas como de "baixíssimo nível" e com os processo de violência doméstica e de divórcio com José Castelo Branco a decorrerrem, há uma figura central no meio desta história de meias-verdades e conspirações: o filho da joalheira, Roger Basile.

Depois de vários anos afastado, o norte-americano veio a Portgugal resgatar a mãe e levá-la de volta para Nova Iorque, deixando-a na já mencionada clínica de recuperação que, segundo a TV Guia, custa qualquer coisa como 30 mil euros por mês. Pelo meio há uma guerra antiga entre Roger Basile e José Castelo Branco, mas também de poder e dinheiro.

Roger está a frente da companhia de diamantes desde a morte do padrasto e segundo marido de Betty, Albert Grafstein. Aos poucos foi tomando conta do império da mãe. "O objetivo era que o Castelo Branco não pudesse ‘deitar a mão ao dinheiro’, mas ele levou as coisas ao limite e deixou a mãe muitas vezes com muito pouco e obrigou-a, de alguma maneira, a um estilo de vida a que não estava habituada. Isso entristeceu-a muito, ficou sentida que o filho tivesse sido capaz de lhe fazer isso, quando no fundo o dinheiro era dela, por direito", explicou uma fonte à FLASH!, acrescentando que Roger se assumiu, nessa altura, como uma espécie de 'tutor' das contas mãe.

Os desentendimentos entre Roger e a mãe aconteceram sempre por causa de dinheiro, sendo que a relação entre os dois nunca foi a típica entre mãe e filho. "Acho que o filho da Betty, o Roger, é o cerne da questão e acho que da parte do filho tudo foi feito por dinheiro. Uma pessoa que neste momento nem sequer está a cuidar da mãe... Queria tanto salvar a mãe para quê? Para pegar nela e deixá-la sozinha num hospital, abandoná-la? Para mim, isso não faz sentido...", apontou a antiga agente de José Castelo Branco, Luciana Lima, à FLASH!.

O culminar desta história de luta pelo poder surge agora com a notícia de que Roger Basile pretende vender o apartamento da mãe em Nova Iorque. "(…) Roger disse a Loris (amigo de Betty) que, provavelmente, se vai ver livre do apartamento porque não consegue manter o pagamento e os bens pessoais de Betty foram mudados para a casa de repouso, o que costuma acontecer quando o internamento é de longa duração" disse Sue Phillips, amiga de Betty, numa mensagem ao 'Noite das Estrelas'.

"Os bens são transferidos, pois presume-se já que ela não sairá do lar e, por isso, estes bens ficam lá", sublinhou Daniel Nascimento. "Estes bens cobrem despesas. Nós sabemos que uma parte é paga, provavelmente, pela Segurança Social à moda dos EUA, pelo seguro, mas para uma residência permanente provavelmente custa muito dinheiro e é preciso suplementar", esclareceu Maya.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável