
Francisca de Laranjo, de 23 anos, foi das primeiras jornalistas estrangeiras a chegar às zonas afetadas pela depressão DANA, na zona de Valência. A jovem portuguesa foi os olhos da CMTV na tragédia que se abateu no sul de Espanha. Relatou durante dias a verdadeira dimensão da catástrofe.
Mas um acidente grave acabou por atirá-la para as urgências de um dos hospitais da região que, naturalmente, passa por enormes constrangimentos devido ao elevado números de feridos. Mas vamos ao início, ao percalço que obrigou Francisca Laranjo a interromper o seu trabalho no terreno.
"Foi tudo muito rápido. Eu estava em Paiporta, a localidade mais afetadas pelas cheias. Voltou a chover torrencialmente, as ruas voltaram a ficar todas inundadas e cheias de lama", começou por contra Francisca Laranjo em exclusivo à revista TV Guia.
"Faltavam-me quatro minutos para entrar em direto, já estava preparada, mas encontrei um morador e fui ter com ele para entrevistá-lo. Escorreguei, torci o pé esquerdo e caí mal, com o peso do corpo todo em cima do pé", recordou à referida publicação.
Conduzida às urgências do hospital, a jornalista da CMTV teve de esperar "sete horas até ser observada". "Estava lá muita gente com o mesmo problema que eu." Após a longa espera, Kika Laranjo - como é carinhosamente tratada pela família e amigos - foi enfim vista pelos médicos. "Engessaram-me, deram-me injeções e disseram-me que tenho uma fratura muito grave no tornozelo. Na verdade, nem sabem se é apenas uma ou mais fraturas."
Foi aconselhada pelos médicos a não viajar de avião: "Porque há o risco de haver um problema com os coágulos", explicou a jornalista que teve de regressar a casa de automóvel: "São nove horas de carro mas vou mais confortável e posso parar para descansar."
"Tenho que ser vista para perceber se tenho que ser operada ou não. Se não for, são pelo menos seis semanas de recuperação, mas tudo depende do meu estado: se consigo pousar o pé no chão ou não, se consigo andar... Vai tudo depender também da quantidade de fraturas que possa ter", contou ainda Francisca Laranjo à TV Guia.