
O concorrente Bruno d'Almeida do 'Big Brother' contou esta quarta-feira, 15, o que o motivou a levar à Assembleia da República a discussão sobre a doação de sangue de homossexuais. As declarações chocaram diretamente com a polémica do psicólogo Quintino Aires no último 'Extra', que foi afastado do programa da TVI.
"A gaja virou-se para mim e disse: 'Você é homossexual? Ah, sim, pode dar sangue, mas tem de ficar um ano em abstinência sexual'. E eu: 'O quê? Mas eu fiz mal a alguém?' Se eu estivesse num casamento era igual: Um ano em abstinência sexual", começou a contar Bruno em conversa com os outros concorrentes, recordando como ajudou a levar a norma da Direção Geral da Saúde (DGS) à discussão.
"Aquela pessoa é que devia estar em abstinência sexual para estar a dizer aquele conjunto de barbaridades. E houve pessoas que foram despedidas, muito bem despedidas [...] Recebi um email de um gajo que trabalhava na DGS a dizer mentiras, que estava provado cientificamente que os homossexuais tinham mais VIH e não sei o quê... Mas tu paraste nos anos 1980? Os homossexuais são as pessoas que mais se testam às DST [Doenças Sexualmente Transmissíveis]. Um heterossexual nem se lembra de ir fazer um teste às DST, nós estamos constantemente a pensar no assunto. É ridiculo", contou ainda.
As palavras de Bruno chegam poucas horas depois de Quintino Aires ter defendido nos 'Extras' as normas antigas sobre doação de sangue, em que afirmou que preferia quando os dadores homossexuais tinham de esperar um ano.
"Existe outra coisa ainda mais grave: o facto de agora, quem tem sexo com muita gente, pode dar sangue ao fim de três meses quando antes era preciso esperar seis. Preferia que se esperasse um ano", afirmou antes de partir para os ataques a Bruno.
"Aparece um miúdo irresponsável - deixe-me invocar a Constituição Portuguesa para dizer o que vou dizer -, uma bicha desocupada, achar-se o herói da Rotunda, que foi acabar com a discriminação da homossexualidade na DGS... Não foi isso que foi fazer", afirmou.
A TVI em seguida reagiu condenando as declarações de Quintino Aires e afastando-o dos 'Extras' do 'Big Brother'.