
Cristina Ferreira parte para a SIC com algumas amizades beliscadas. A transferência da antiga colega de Manuel Luís Goucha para Carnaxide, por 80 mil euros, está a causar algumas indigestões no meio televisivo português.
A estrela de 41 anos de idade abandonou a TVI em setembro, deixando um rasto de mal-estar na estação onde esteve mais de um década. Apesar das críticas, Cristina partiu decidida a abraçar o novo projeto, e a nova casa, SIC, admitindo mesmo estar preparada para perder alguns amigos com esta mudança.
Nestas poucas semanas, alguns dos melhores amigos da apresentadora já deixaram a máscara e as críticas têm surgido com alguma regularidade, e já as primeiras queixas já se tornaram do conhecimento público. O primeiro a fazê-lo foi Manuel Luís Goucha, o companheiro das manhãs da TVI. Tudo porque Cristina Ferreira tentou "roubar" o comentador Anibal Pinto ao 'Você na TV', o seu antigo programa. Foi o prórpio advogado quem o confirmou no programa de Manuel Luís. Mas Aníbal Pinto decidiu não aceitar o convite de Cristina mas também não fica com Goucha. O advogado faz passar a fazer parte do painel de comentadores da CMTV.
Segundo rezam fontes da produção do programa, Manuel Luís Goucha já terá comentado várias vezes nos corredores da TVI que não está a gostar muito que a antiga companheira de programa esteja a tentar levar colaboradores do 'Você na TV' para a SIC. A irritação de Goucha já fez perceber, entre os colaboradores mais próximos, que a amizade dos dois (Cristina e Goucha) começa a ter algumas rachas. "Apesar de ambos terem dito que a amizade nunca seria beliscada é inevitável que hajam alguns confrontos ao longo do percurso. Há muita pressão para que ambos ganhem nas audiências e claro que as coisas nunca mais vão ser como eram", diz fonte próxima de ambas as estrelas televisivas ao 'Vidas' do 'Correio da Manhã'.
Mas se Manuel Luís tem sido discreto nas críticas, outros tem sido mais expansivos, como é o caso de Bruno Santos, diretor da TVI. Quando interrogado sobre a saída da menina bonita da estação, Bruno Santos deixou claro como está a sentir a saída de um dos pesos pesados do canal. "Nós nunca encarámos a Cristina Ferreira como o rosto mais importante da TVI. Nunca tivemos esse discurso. Ninguém é insubstituível".
Palavras idênticas às de Judite Sousa que considera a saída de Cristina para a SIC como um não problema. "A saída da Cristina não me preocupa absolutamente nada. Nestes sete anos de TVI, há uma coisa que verifiquei e conclui: A TVI é a estação mais dinâmica que existe em Portugal, que em 24 horas é capaz de dar a volta ao texto e encontrar soluções. As vezes achamos que o mundo vai desabar, mas no dia seguinte alguém tira um Às e tudo se resolve."
Cristina está assim mais sozinha e isolada. Neste período a apresentadora tem aproveitado para viajar – está em Edimburgo, na Escócia – e promover os produtos das suas marcas. Fica para descobrir como está a ser construída a amizade com Daniel Oliveira o novo homem forte da SIC.