
A sétima gala do 'Dança com as Estrelas' foi pródiga em surpresas. Bernardo Sousa desistiu do programa, Raquel Tillo foi expulsa pelo público, mas, depois, Miguel Cristovinho também decidiu sair do programa de Cristina Ferreira, aos sábados à noite na TVI. Mas vamos à ordem cronológica dos acontecimentos: o piloto madeirense foi o primeiro concorrente a pisar o palco, mas, antes, fez um comunicado: "O programa termina hoje, para mim. Sinto que está na hora. Por respeito a mim, aos colegas e em nome do desportivismo, carinho e amizade que nos une."
Cristina Ferreira, também com as lágrimas nos olhos, desfez-se em elogios sobre a prestação do amigo, que conheceu no 'Big Brother': "Ele era, de facto, o que tinha menos experiência, o que tinha mais timidez. Tentou superar-se gala após gala." E ao seu lado, para todos os portugueses ouvirem, fez-lhe uma declaração de amor, recordando uma promessa que tinha feito à sua mãe: nunca o abandonar. Presente na plateia, em estúdio, o cunhado, Francisco Monteiro, desabou a chorar, assim como a jurada Alexandra Lencastre.
Mas a noite estava destinada a mais emoção. Nelson Évora liderou com 30 pontos, seguido de Raquel Tillo e Luisinha Oliveira com 29. Miguel Cristovinho ficou em 4.º lugar (27) e Ana Guiomar em 5.º. Após as avaliações e as votações, o cantor do D.A.M.A e a atriz foram ao 'Frente a Frente'. Com 53 por cento dos votos, o músico continuou na competição, enquanto a "rival" saiu com 47%.
No entanto, de forma surpreendentemente, a estrela dos D.A.M.A optou por sair do 'Dança com as Estrelas', para permitir que Raquel permanecesse, agradecendo a oportunidade a Cristina Ferreira e expressando o desejo de ver a colega na final. "Em primeiro lugar, quero agradecer à Cristina Ferreira por me ter convidado. E, em segundo lugar, já tinha pensado quando estava lá atrás… Se eu viesse ao 'Frente a Frente' com quem quer que fosse e ganhasse. Como expliquei, tenho um concerto para a semana. Ia ter de gravar antes e fazer uma atuação em diferido. Isto é um programa de televisão... A segunda pessoa a quem tenho que pedir desculpa é à Ana. Adorava ganhar isto contigo, adorava dar-te esta vitória, mas acho que há coisas mais importantes e iria sentir-me mal estar aqui. O meu lugar está mesmo à disposição para a Raquel ficar aqui."
Novamente com o coração apertado, Cristina Ferreira revelou que tudo iria ficar em stand by e comunicar a decisão mais tarde. "Peço imensa desculpa, vamos ter de perceber..." Afinal, o 'Dança com as Estrelas' é um formato internacional – pertence à BBC – e "as regras são deles". Com a decisão de Miguel Cristovinho, a produção vai saber, nas próximas horas, se é possível ou não que o músico dê o lugar à Raquel Tillo. "Caso seja possível, anunciaremos depois a decisão. Caso não seja, é o Miguel que segue em frente e a Raquel acaba de ser expulsa hoje. Mas nós dar-lhe-emos conta daquilo que será decidido", concluiu a anfitriã.