'
FLASH!
2025
Compre aqui em Epaper
Dor

Como é que um dia de felicidade pode ser tão triste? Viúva há dois meses, Maria de Vasconcelos deixa carta ao marido

A psiquiatra e antiga locutora da Comercial celebrou 55 anos. Uma data difícil pela ausência do seu grande amor.
Por FLASH! | 15 de dezembro de 2025 às 13:15
Como é que um dia de felicidade pode ser tão triste? Viúva há dois meses, Maria de Vasconcelos deixa carta ao marido
Morreu Xavier Colette, marido de Maria de Vasconcelos, após luta contra o cancro
Homenagem a Xavier Colette, marido de Maria de Vasconcelos, após luta contra o cancro
Morreu Xavier Colette, marido de Maria de Vasconcelos, após luta contra o cancro
Maria de Vasconcelos
Maria de Vasconcelos
Morreu Xavier Colette, marido de Maria de Vasconcelos, após luta contra o cancro
Homenagem a Xavier Colette, marido de Maria de Vasconcelos, após luta contra o cancro
Morreu Xavier Colette, marido de Maria de Vasconcelos, após luta contra o cancro
Maria de Vasconcelos
Maria de Vasconcelos

"Hoje faço cinquenta e cinco anos. Ando a viver as primeiras vezes e hoje é uma delas. Não tive tempo para pensar nisto, mas agora que penso, nasci numa noite de lua cheia e hoje parece que está a minguar", começa por escrever Maria de Vasconcelos na sua conta de Instagram numa espécie de carta dirigida ao contra o qual lutava desde 2022.

No dia em que assinalou mais um ano de vida, a antiga locutora da Rádio Comercial prosseguiu: "C’est bon, tu adores ton anniversaire, profites! [Que bom, tu adoras o teu aniversário, aproveita!] Dizes tu, com a leveza da despreocupação que sempre me encheu de segurança. Serás sempre a minha pessoa preferida. Vivo agarrada a ti. À tua luz. Ao teu legado. Alisar a Nutella, ser atencioso, rir e aproveitar o mais tímido raio de sol. E nada é impossível. C’est bon, tu adores ton anniversaire, profites! És o maior, miúdo, sempre to digo. Tenho saudades tuas."

E acrescenta a psiquiatra: "A Mathilde e a Manon [filhas] quiseram cantar-me os parabéns à meia-noite. Foi também a primeira vez. Assim que começaram, a Mathilde exclamou 'E o papy também!', e pôs um vídeo nosso quando eu fiz quarenta e oito, onde tu cantas e repetes todos fins de frase aos gritos. Parabéns a você ! Vocêêê! Nesta data querida. Queridaaa! Cantaram-me os parabéns, contigo. Contigo! Foi tão bom! De manha, acordaram-me com o mais precioso dos presentes, a nossa vida, numa caderneta feita por elas com design da Mathilde. Happy Family em 254 cromos em saquetas. Para eu colar. Está cheia de momentos mágicos, e até descobriram coisas que me escreveste atrás de fotografias há quase trinta anos."

Termina Maria de Vasconcelos: "Hoje faço cinquenta e cinco anos. Nasci numa noite de lua cheia, e hoje parece que está a minguar, mas tanto melhor, porque há uma chuva de estrelas muito intensa, cento e quarenta meteoros por hora a iluminar o céu, e quanto mais escuro, mais se vê a luz. Hoje faço cinquenta e cinco anos e não me chateia a lua minguante porque contigo e com as miúdas tenho sempre luz. Querias dar-me de presente uma banheira-ilha que eu desejava há anos. Já cá está. Nada se perde, tudo se transforma, e Lavoisier era francês e tudo. Que bom! Que bom que me cantaste os parabéns! Que bom elas terem pensado nesta surpresa! Que bom que é ter esta caderneta! Que bom é ter as miúdas, cheias de luz como tu! Que bom é ter-te! Obrigada! Tenho saudades tuas."

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável