
Entre elogios e algumas pequenas "farpas", José Eduardo Moniz falou ontem, segunda-feira, 26, sobre Cristina Ferreira. Foi numa entrevista longa no programa 'Goucha' que o diretor-geral da TVI assumiu que a convivência com a apresentadora e também diretora da estação nem sempre foi pacífica, especialmente quando ele entrou para ocupar o cargo que ocupa atualmente.
Mas em concreto sobre a maior estrela do canal, Moniz considera que ela é um "produto" seu e também de Manuel Luís Goucha: "A Cristina é um produto meu e seu. Porque eu era diretor na altura e você foi o seu companheiro durante vários anos em programas. Portanto, nós "fizemos" a Cristina, entre aspas". Goucha acabou por defender a amiga: "Ela já lá tinha tudo".
"Tudo bem, mas cresceu porque lhe deram oportunidade para isso. Eu acho que a Cristina viveu e tem vivido sempre num processo de afirmação constante. Ela tem sentido necessidade de se afirmar dia após dia. Seja na diferença em relação aos outros, seja no bater de pé", considerou o diretor-geral da estação de Queluz de Baixo.
A acrescentou ainda: "A televisão não é feita por uma pessoa (…) no caso da Cristina, fez questão de se afirmar socialmente e tem tido sucesso nisso à sua maneira, temos de respeitar a sua posição. Tem os méritos que lhe devem ser atribuídos e daqui lhos reconheço."
Entretanto, a apresentadora já respondeu a Moniz. Esta manhã, terça-feira, 27, Cristina Ferreira abriu o programa 'Dois às 10' a falar novamente do seu passado e do trabalho na feira. "Eu estive na feira com a minha tia, fiz todas. Da Malveira, Lourinhã, Bombarral… era muito difícil. Às quatro da manhã a montar a barraca... só eu é que sei. Mas o meu tio era meu amigo e era ele que normalmente montava", recordou.
Tal como também não esquece o trabalho no restaurante dos pais: "Estive no restaurante da minha mãe, na feira do gado [Malveira]. Custava muito porque era às três da manhã que entrávamos, com um frio de rachar sempre, a vender sandes de carne cozida com sumol de laranja. Às cinco da manhã já estava a gente a comer bifanas."