'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Jogos Olímpicos - Tóquio

Dia de ouro! Vitória de Pedro Pichardo sela participação histórica de Portugal em Tóquio

Medalha de ouro na final do triplo salto masculino realizada na madrugada desta quinta-feira confirma melhor desempenho de sempre de Portugal nas Olimpíadas.
05 de agosto de 2021 às 09:29
Pedro Pablo Pichardo
Pedro Pablo Pichardo Foto: Getty Images

Pedro Pablo Pichardo confirmou o favoritismo que lhe foi apontado na prova do triplo salto masculino e deu a Portugal a tão aguardada medalha de ouro que nos escapava desde 2008, quando o também triplista Nélson Évora triunfou em Pequim. O atleta de 28 anos, que chegou a Portugal em 2017, conseguiu uma marca de 17,98m, ficando à frente do medalhado de prata, o chinês Zhu Yaming, com 17,57m, e do de bronze, o burquinabe Hugues Zango, com 17,47m.

A medalha de Pichardo junta-se assim à prata de Patrícia Mamona e aos bronzes de Jorge Fonseca e Fernando Pimenta, ultrapassando, em termos de total de medalhas conquistadas, os desempenhos de Los Angeles em 1984 (1 ouro e 2 bronzes) e Atenas em 2004 (2 pratas e 1 bronze).

É também a quinta medalha de ouro portuguesa na história, com o nome do luso-cubano - que se estreou este ano nos Jogos Olímpicos, depois de ter sido duas vezes vice-campeão mundial por Cuba - a fazer companhia aos de Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e do já mencionado Nélson Évora.

Portugal sobe assim ao 45º lugar na tabela da atual edição dos Jogos Olímpicos, que é liderada pela China, com 32 medalhas de ouro, com os Estados Unidos (25) e os anfitriões Japão (21) a completar o pódio.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável