'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Nacional

Direito de resposta de Dom Duarte de Bragança

Ao abrigo do direito de resposta previsto na Lei de Imprensa (art. 24.º), impõe-se a publicação, com destaque igual à notícia 'Sem papas na língua, D. Duarte critica Meghan: "Deve >ser complicado ver a mulher na cama com outro"', publicado na FLASH!, na edição de 25 de maio de 2018.
28 de maio de 2018 às 00:00
Dom Duarte de Brangança, Duarte Pio, Bragança, Meghan Markle, Direito de resposta
Dom Duarte de Brangança, Duarte Pio, Bragança, Meghan Markle, Direito de resposta

Porque foi objecto de afirmações que afectam a minha reputação e boa fama, para além de terem sido feitas refer~encias propositadamente erradas, partindo de uma frase trocada no título do referido artigo, tudo com base numa entrevista que concedia ao jornal online Observador, vem o visado esclarecer o seguinte:

1. No título da notícia é referido ter sido feita uma crítica a Meghan Markle (Duquesa de Sussex), referindo que afirmei "ser complicado ver a mulher na cama com outro". Ora essa afirmação nunca foi feita relativamente à duquesa de Sussex, foi feita numa outra pergunta que não tinha que ver com nenhuma referência a Meghan Markle. A frase, proferida noutro contexto foi usada para associar à Duquesa de Sussex. Essa situação pode ser facilmente comprovada lendo com atenção a entrevista ao Observador.

https://observador.pt/especiais/e-d-duarte-estaria-preparado-para-ter-uma-nora-de-hollywood-absolutamente-nao/

2. A partir do referido título são usadas uma série de frases fora do contexto, tenntando passar uma ideia de intolerância, que não é verdadeira. É o caso da minha afirmação de que "acredito que deve ser bastante chocante para a Rainha e para o Príncipe Philip que o neto case com uma rapariga divorciada e já com uma histókria de vida complicada". Mais uma vez é uma frase retirada de um contexto mais longo com o propósito de me atribuir uma atitude moralista retrógada. A afirmação vem no contexto de um comentário a um cartoon que foi divulgado com algum humor com a Rainha e com o Príncipe. A referida frase veio no contexto de tanto a rainha como o príncipe pertencerem a uma outra geração e que, para os dois, estas são situações novas, mas que são da nossa época e que acontecem em todas as famílias reais, que realizam casamentos fora dos seus círculos tradicionais. Nesse sentidoreferi que hoje em dia o valor fundamental é a democracia e que em toda a Europa os casamentos reais demonstram essa realidade dos nossos dias.

3. Assim, lamentamos o conteúdo da referida notícia, que é sensacionalista e que faz uma truncagem de frases da referida entrevista que concedi ao Observador de uma forma totalmente irresponsável, manifestando vontade deliberada de prejudicar o meu bom nome.

Com cumprimentos,

Dom Duarte de Bragança   

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável