
A vida do agricultor de Castelo Branco, Tiago Belo, não tem sido fácil. Para além da dificuldade de encontrar o amor, o concorrente do programa da SIC, 'Quem Quer Namorar com o Agricultor?', tem-se deparado com alguns desaires financeiros assim como acusações de enganar os vizinhos.
Os problemas com o dinheiro acabaram por obrigá-lo a emigrar para França, mas as coisas não lhe correram bem. Em conversa com Júlia Pinheiro, Tiago Belo relata a catadupa de acontecimento que conduziram ao desfecho angustiante. Houve uma altura em que o agricultor decidiu abrir uma empresa de construção.
Foi em 2007, pouco depois da morte do pai. "Estava preparado, já andava com isso na cabeça. Tive-a durante três anos. O primeiro e o segundo foram impecáveis, mas depois começou a sair dinheiro para um lado e para o outro", recorda. Com as dívidas a acumularem-se, a situação tornou-se insustentável: "Quando se atingiu um montante de 86 mil euros, eu disse ‘para estar a encravar mais, mais vale estar quieto’ e fechei a empresa."
Tiago Belo manteve a atividade agrícola mas os problemas financeiros levaram-no a tentar a sorte em França. No entanto, a experiência de quatro meses rapidamente se transformou num inferno. "Não gostava do clima, e dizia que não estava ali para ser escravo. Era tipo escravo lá. Fui para lá fazer uma coisa e fiquei a fazer outra. Disse que não estava para isso, para estar a perder dinheiro, mais valia estar em casa, ao menos sempre vou fazendo alguma coisa", recorda o agricultor.
No regresso a Vale de Pousadas, Tiago Belo continua a enfrentar alguns problemas e não tem boa fama entre os vizinhos que já o acusaram de ser "aldrabão" e de dever dinheiro a muita gente.