Os Duques de Bragança, o Príncipe da Beira [Afonso de Bragança] e os Duques de Coimbra [a infanta Maria Francisca e o marido, Duarte Martins] estiveram esta segunda-feira, 8 de dezembro, em Vila Viçosa para participar nas cerimónias em honra de Nossa Senhora da Conceição, uma das mais antigas e simbólicas devoções da monarquia portuguesa.
Duarte Pio e Isabel de Herédia, integraram a procissão acompanhados por uma comitiva de cavaleiros da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e por damas da Ordem de Santa Isabel, duas das ordens dinásticas ainda ativas sob tutela da Casa Real. A presença destas comitivas reforçou o caráter solene e histórico da celebração, que todos os anos atrai fiéis e curiosos ao santuário alentejano.
A tradição que liga a Casa de Bragança a Nossa Senhora da Conceição remonta a 1646, quando D. João IV consagrou Portugal à sua proteção, declarando-a Padroeira e Rainha do país. Como expressão dessa entrega, os monarcas da dinastia de Bragança deixaram simbolicamente de usar a coroa, entendendo que esta pertencia apenas à Virgem.