
As ameaças começaram desde o primeiro episódio da reportagem 'O Segredo dos Deuses' que denuncia as alegadas adoções ilegais envolvendo a Igreja Universal do reino de Deus (IURD).
As principais visadas foram as autoras da reportagem, as jornalistas Alexandra Borges e Judite França. Perante as ameaças, a própria TVI viu-se na contigência de pedir à Polícia de Segurança Pública (PSP) para proteger as instalações. O portão principal da estação de queluz de Baixo chegou a estar fechado durante os 14 dias em que foram emitidas as várias partes da reportagem.
Desde meados de abril que as jornalistas estãoa dar seguimento à reportagem que já motivou vários processos por parte da IURD, tanto às profissionais como à própria TVI e ao diretor de Informação, Sérgio Figueiredo.
Segundo avança a 'Nova Gente', o medo fez com que Alexandra Borges passasse a levar o seu cão, um labrador, para as instalações da TVI.
Segundo avança uma fonte da TVI à publicação, a jornalista teme que aconteça alguma coisa ao animal, devido às ameças sistemáticas, e prefere tê-lo perto dela para maior segurança. "A Alexandra traz várias vezes o cão para os estúdios da TVI, onde ele circula, dentro e fora, nos jardins. E ninguém lhe diz nada. Acreditamos que tem a ver com o receio que ela tem que possam fazer mal ao animal, e assim, na TVI, está mais protegido."