
Os reis da Bélgica, Philippe e Mathilde, já começaram a visita oficial a Portugal com encontros com o Presidente da República e o primeiro-ministro, António Costa, em Lisboa.
"Admiramos o vosso país e a forma como combinam as tradições com o sentido de ser europeu. O fato de colocarem tanto ênfase na Europa - como fazemos na Bélgica - e ao mesmo tempo acarinharem as vossas tradições e a vossa rica cultura e História é para nós um exemplo", disse o rei Philippe no Palácio de Belém. Com convite de Marcelo Rebelo de Sousa, "a visita de Estado a Portugal tem por objetivo sublinhar os fortes e profundos laços de amizade existentes entre os 2 países e a dinâmica que continua a sustentar esta relação bilateral. A visita permitirá contatos políticos ao mais alto nível, bem como a troca de conhecimentos, o intercâmbio cultural e a promoção de laços económicos entre Portugal e a Bélgica", esclarece uma nota da embaixada belga.
Com convite de Marcelo Rebelo de Sousa, "a visita de Estado a Portugal tem por objetivo sublinhar os fortes e profundos laços de amizade existentes entre os 2 países e a dinâmica que continua a sustentar esta relação bilateral. A visita permitirá contatos políticos ao mais alto nível, bem como a troca de conhecimentos, o intercâmbio cultural e a promoção de laços económicos entre Portugal e a Bélgica", esclarece uma nota da embaixada belga.
Philippe e Mathilde estarão no nosso país até quarta-feira, 24, com uma comitiva de 170 personalidades, entre membros do executivo e de governos de regiões da Bélgica, empresários e representantes de organizações empresariais, académicas e culturais.
A agenda oficial prossegue esta segunda-feira com um passeio de elétrico por Lisboa, partindo da rua da Conceição, na Baixa de Lisboa, e terminando no Largo de Santa Luzia, em Alfama.
À noite vai decorrer no Palácio da Ajuda um jantar em honra dos reis da Bélgica.